quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

11 de dezembro – Dia do Engenheiro

Você já imaginou viver, em pleno século XXI, numa cidade sem pontes, viadutos, túneis,  barragens e portos? Estamos tão acostumados com todas essas estruturas que fica até difícil imaginar viver sem elas.

Mas para que cada uma dessas construções tenham o efeito necessário e, acima de tudo, se mantenham firmes é fundamental o trabalho do Engenheiro. Este profissional é o responsável por planejar e supervisionar cada etapa da construção ou da reforma a ser feita, até mesmo em nossas casas e apartamentos, edifícios residenciais ou comerciais.

É ele também o responsável por projetar e gerenciar sistemas de transporte, construir canais de escoamento e distribuição de água, levantar as condições de solo e rochas que serão empregados na construção civil, controlar o impacto ambiental de obras de grande porte, além de outras atividades. Essa é uma profissão com vasto campo de trabalho, já que o país está em pleno crescimento, e investimentos em infraestrutura estão sendo feitos constantemente.

Conheça possíveis ocupações:

Construção urbana: elaborar projetos e estudos para determinar o local mais adequado à execução de uma obra, além de construir e reformar prédios e grandes edifícios, como shoppings, centros de convenções, terminais de transporte, entre outros, e atestar a solidez de obras novas e antigas por meio de perícias e avaliações e executar a recuperação de estruturas.

Estruturas e fundações: desenhar as estruturas e fundações necessárias para sustentar uma edificação, calculando o tamanho e o material mais adequado para suas dimensões, além de acompanhar sua construção, bem como analisar e controlar as vibrações que afetam as fundações e estruturas, tomando providências para evitar problemas.

Gerencia de recursos prediais: coordenar a manutenção de edificações e a restauração e reforço de fundações, para evitar rachaduras e deterioração por falta de cuidados periódicos, assim como administrar a ocupação e a utilização de prédios comerciais e residenciais.

Hidráulica e recursos hídricos: implementar técnicas de gestão dos recursos hídricos para promover o uso racional da água, tais como sistemas de abastecimento, irrigação, controle de cheias e drenagens pluviais, além de projetar e construir obras hidráulicas, como barragens, canais, reservatórios e usinas hidrelétricas.

Saneamento: cuidar do planejamento e da execução de obras de sistemas de abastecimento urbano de água potável, além de desenvolver e supervisionar sistemas de coleta e tratamentos de esgotos sanitários e de sistemas de coleta lixo doméstico e industrial.

Transportes: coordenar o projeto e a construção de sistemas de transportes, executando obras de aeroportos, estradas, ferrovias, trens urbanos subterrâneos , entre outras, além de planejar e cuidar da operação logística dos diferentes meios e da manutenção e conservação das vias de transporte.

O perfil do interessado em cursar Engenharia é: Ter capacidade de planejar métodos para realizar tarefas. Habilidade em lidar com números e cálculos. Facilidade para o pensamento abstrato. Organização. Raciocínio lógico. Atenção e detalhes. afirma Leo Fraiman, especialista em psicologia educacional, diretor da clínica Fraiman, em São Paulo e autor do livro “Dicionário e Guia de Profissões”.

Cursos universitários disponíveis: Engenharia Civil. Engenharia Civil de Infraestrutura; Engenharia Civil e Ambiental; Engenharia Civil Empresarial; Engenharia Civil e Ambiental; Engenharia Civil Aeronáutica; Engenharia de Produção Civil; Engenharia de Transportes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário