segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

15 de DEZEMBRO – DIA DO ARQUITETO E URBANISTA

No dia 15 de dezembro é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A data foi escolhida em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que nasceu neste dia; e acumulou ao longo de sua brilhante trajetória inúmeros prêmios. Dentre suas admiráveis construções está Brasília: uma cidade que é considerada pela Unesco patrimônio cultural da humanidade.

Assim, em homenagem ao grande mestre da “arquitetura brasileira” e de todos os arquitetos e urbanistas que projetam e organizam espaços internos e externos, aliando conforto e funcionalidade, seguiremos nosso post sobre a profissão:

POSSÍVEIS OCUPAÇÕES:

Comunicação visual: definir a identidade visual de uma empresa e produtos, desenhando logotipos, embalagens, impressos e outros materiais.

Desenho industrial: projetar e desenhar objetos, móveis, utensílios e eletrodomésticos para produção industrial ou artesanal.

Edificação e construção: projetar, executar e coordenar a construção de casas e edifícios residenciais e comerciais, indústrias e outros estabelecimentos.

Interiores: organizar espaço interno de uma casa ou edifico, determinando os tipos de móveis, acabamentos e peças decorativas que serão colocados.

Paisagismo: organizar espaços como jardins, parques e praças, determinando a combinação de plantas, pedras, iluminação e outros elementos.

Restauração: recuperar residências e edifícios antigos ou deteriorados, devolvendo a eles seu aspecto original.

Urbanismo: fazer o planejamento da ocupação de uma região, uma cidade ou um bairro, estabelecendo diretrizes para o seu crescimento sustentável.

Perfil:
O interessado em cursar Arquitetura e Urbanismo precisa: Ter imaginação visual. Sensibilidade. Criatividade. Facilidade para lidar com números, cálculos, tabelas e gráficos, Meticulosidade. Senso artístico e estético. Observação. Perspicácia. Facilidade para o pensamento abstrato. Habilidade manual. Facilidade para desenhar. afirma Leo Fraiman, especialista em psicologia educacional, diretor da clínica Fraiman, em São Paulo e autor do livro “Dicionário e Guia de Profissões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário