sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fé é o principal instrumento desses profissionais. Conheça mais sobre curso de teologia e suas ocupações

30 de novembro – Dia do Teólogo

Desde o início dos tempos o homem sempre buscou razões para entender sua existência. Muitos usam da religiosidade para estabelecer um contato com os possíveis criadores do Universo.
O Teólogo é o profissional responsável por estudar e analisar muitas das religiões existentes, bem como seus textos sagrados, dogmas, história. Para compreender profundamente todo esse processo, o teólogo precisa de conhecimentos nas disciplinas da área de humanas, como Sociologia, Antropologia, Psicologia, entre outras.
Os estudos ajudam na compreensão para o sacerdócio, mas ainda há mercado para o profissional. Encontra-se campo de trabalho em ONGs, instituições prisionais, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.

Conheça as possíveis ocupações:

  • Consultoria: orientar instituições, ONGs e grupos religiosos na realização de trabalhos de assistência social que utilizam a religião como forma de promover a dignidade e os direitos humanos, o exercício da cidadania e ajudar grupos marginalizados.
  • Ensino e pesquisa: ministrar aulas de religião e ética em escolas regulares e seguir carreira acadêmica, estudando as religiões e sua relação com a atividade humana.
  • Sacerdócio: atuar como padre ou pastor de acordo com a religião escolhida.


O interessado em cursar Teologia precisa ter disposição para trabalhar com estudos e pesquisas que envolvam história, analisando tradições religiosas, mitos, lendas, contos e dogmas. Interesse em assuntos religiosos. Facilidade em lidar com conceitos abstratos relacionados à vida humana, à espiritualidade e às religiões.

Cursos universitários disponíveis no mercado:


Teologia; Ciências da Religião; Ciências Religiosas; Ciências Teológicas; Teologia Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário