sexta-feira, 8 de novembro de 2013

07 de novembro – Dia do Radialista: Uma boa oportunidade para conhecer os bastidores

Desde 2006, a data que antes era comemorada em 21 de setembro passou para  7 de novembro. O dia do radialista - em sua nova data - é uma homenagem ao nascimento do compositor e radialista Ary Barroso.
Desde muito cedo ouvimos notícias, músicas e diversas outras atrações através do rádio,  que se fez sempre presente em nosso dia a dia. Mas hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o curso superior de Rádio e TV.

Segundo pesquisa realizada pela Teenager Assessoria Profissional, o curso de Rádio e TV está entre os 50 de mais interesse dos jovens.

“A formação no curso permite que o profissional trabalhe da criação, à produção , à edição e à direção de programas de rádio e TV. O extenso trabalho nos bastidores pode ser roteirização, construção de cenários, coordenação de equipes de gravação ou edição, é necessário muito trabalho para a produção de um único programa.”, afirma Leo Fraiman, especialista em psicologia educacional, diretor da clínica Fraiman, em São Paulo  e autor do livro “Dicionário e Guia de Profissões”.

Possíveis ocupações:

Coordenação de programação: definir a programação de emissoras de rádio e TV, decidir quais programas serão produzidos e coordenar a linha editorial da emissora – ou seja, a forma como as notícias e os programas serão apresentados, a linguagem que deve ser utilizada e os temas que serão destacados na edição.

Criação: liderar projetos de programas de TV e rádio, definindo um tema, o formato e os recursos necessários para sua produção, e criar vinhetas e chamadas para os programas que forem produzidos.

Direção: liderar a equipe de produção e técnica de emissoras de rádio e TV, supervisionar a realização dos programas, criar quadros e zelar pelo conteúdo e pela qualidade técnica, além de gerenciar todas as atividades envolvidas na realização de programas, desde a contratação da equipe até a edição de imagens.

Roteiro: escrever cenas, diálogos e indicações técnicas de minisséries, novelas e programas de TV ou rádio, levando-se em conta uma história original ou a adaptação de outra já existente.

Produção: cuidar de todos os detalhes necessários para a realização e transmissão de obras audiovisuais, por meio de contatos com os entrevistados, e determinar o material de apoio, além de orientar a construção d cenários, responsabilidade com os equipamentos e contratação de profissionais para suporte técnico e logístico.


Segundo Fraiman, o interessado em cursar Rádio e TV deve ter: Interesse por comunicação eletrônica, pelo universo cinematográfico e pelas iniciativas fonográficas. Ter facilidade em comunicação oral e corporal. Flexibilidade. Raciocínio rápido. Criatividade. Interesse por estudos entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário