quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Engenharia da Mobilidade, você conhece?

Escolher a profissão não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata das diversas possibilidades de ocupações e segmentos dentro de um mesmo ramo de atividade.

Exemplo:
Engenheiro – civil, de alimentos, mecânico, de produção, entre outros. 
São muitas as possibilidades, fica até difícil conhecermos todas as existentes no mercado.


Dentre estas novas e promissoras profissões, está o Engenheiro de Mobilidade, profissional responsável pela criação, construção, monitoramento e manutenção da infraestrutura de estradas, ferrovias, portos e aeroportos.

O Engenheiro de Mobilidade também pode atuar em empresas especializadas na produção dos mais diversos meios de transporte, construindo veículos automotores, como carros, navios e aeronaves.

Conheça as principais ocupações para o Engenheiro da Mobilidade:
  • Construção civil: coordenar o projeto, a construção e a manutenção de sistemas de infraestrutura de transportes, como aeroportos, estradas, ferrovias, trens urbanos subterrâneos, entre outros.

  • Máquinas e equipamentos: elaborar projetos de veículos para diversas modalidades de transporte, como carros, caminhões, aviões, navios e trens, e acompanhar sua produção, coordenar testes e supervisionar sua manutenção.

  • Planejamento e gestão: planejar e cuidar da operação logística dos diferentes meios de transporte e da conservação das vias; implantar projetos de sinalização viária; coordenar operações de tráfego urbano; gerenciar o transporte urbano de passageiros; implantar soluções em locais de engarrafamentos, para melhorar a mobilidade de pessoas e cargas.

2 comentários:

  1. O Engenheiro da Mobilidade se torna cada vez mais requisitado e procurado. Porém, esse profissional ainda está escasso no mercado, pois as primeiras turmas se formam em 2014.
    UNIFEI, UFSC e IFG são as Universidades que oferecem a Engenharia da Mobilidade atualmente.

    ResponderExcluir