terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR

História, Geografia, Inglês, Português, Matemática, Biologia..., são muitas as matérias disponíveis para nosso estudo, mas o método de ensino é sempre o mesmo: através do professor. Este profissional que se dedica anos para repassar seus conhecimentos ao próximo. E dessa forma criar um verdadeiro ciclo, onde sua meta é ensinar o maior número de alunos possível.


Pensar em professores, muitas vezes nos remete a uma recordação da infância. Lembrar-se daquele profissional que com muita vontade e dedicação, em parceria com nossos pais, nos ensinou alguns dos principais alicerces para vida: Educação e Respeito.

A exigência para se tornar professor varia de acordo com a área de atuação pretendida. Veja alguns exemplos:

Licenciaturas: os cursos de licenciatura habilitam o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.
Cursos que formam profissionais licenciados: Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Normal Superior: curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

Magistério: O magistério não é um curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.

Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, embora sua prioridade seja a formação de professores.

Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional para lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de um curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Médio exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).

É claro que dentre todas as exigências impostas pelos órgãos que autenticam os professores, um ingrediente é fundamental: O AMOR PELO PRÓXIMO.


Em nosso blog, sempre falamos sobre as inúmeras profissões existentes no mercado, mas hoje, vamos lembrar que para repassar e formar profissionais em cada uma delas existe um professor. E assim tem sido ao longo de muitos e muitos anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário