quarta-feira, 14 de agosto de 2013

14 de agosto – Dia do Cardiologista

Carlos Chagas, Gaspar Vianna, Eurico Villela e Margarino Torre foram os responsáveis pela maior pesquisa científica em Cardiologia no Brasil. Foi no ano de 1909 que diagnosticaram a Cardiopatia Chagásila.

Antes englobada na clínica geral, a Cardiologia se tornou uma nova especialidade a partir dos anos XX. E em 1943 foi fundada, pelos alunos do 3º curso do serviço de Cardiologia do Hospital Municipal de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Sabemos que o médico Cardiologista é especializado em diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. E que muitas das doenças, conhecidas e tratáveis hoje em dia, foram descobertas através deste importante profissional.

Mas o que fazer para se tornar um médico Cardiologista?

Para se tornar um médico cardiologista é preciso se formar em medicina e depois realizar especialização em Cardiologia, além de residências em hospitais.

O estudante também pode estudar pós-graduação em Cardiologia, mestrado e doutorado.

Para o Cardiologista Doutor Leonardo Fábio Carelli, para se tornar um profissional em cardiologia, são necessários pelo menos dez anos de ensino superior. E ainda assim, como todo profissional, é preciso sempre se atualizar, pesquisas e estudar novos conteúdos.

Em entrevista a Folha de São Paulo, em 2012, o conceituado médio cardiologista Roberto Kalil alertou: Entrar na faculdade é apenas o primeiro passo. Tem muitos que passam no vestibular porque são gênios, mas depois se acomodam. Arranje uma boa residência. Uma vez nela, tenha determinação, seja aplicado e sério".

Perfil
O estudante que pretende atuar na área médica precisa gostar de cuidar do ser humano. Ter interesse pelo estudo das doenças e buscar métodos de prevenção e de cura das mesmas. Ser interessado pelo corpo humano. E pelas atividades que proporcionem saúde, beleza, e qualidade de vida às pessoas. Solidariedade. Afirma Leo Fraiman, especialista em psicologia educacional, diretor da clínica Fraiman, em São Paulo  e autor do livro Dicionário e Guia de Profissões.

Leo Fraiman ainda indica alguns livros para quem pretender seguir na área médica, são eles:

·         Conselhos para um jovem médico
Autor: Giglio, Auro Del
Editora: Manole
Ano: 2008

·         Seu futuro em medicina
Autor: Matos, Marcela
Editora: Fundamento
Ano: 2009


Quer saber mais sobre Medicina e outras profissões? Participe da Uniexpo São Paulo 2013, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário